01/11/2017

FPT Industrial revela Cursor 13, seu novo motor a gás natural

Silencioso e com 460 hp, propulsor é o mais potente movido a gás do mercado. Ele pode funcionar com GNC, GNL ou biometano
A FPT Industrial revelou o seu mais novo e potente motor a gás natural. O Cursor 13 Natural Gas foi apresentado ontem (30/10) no evento FPT Tech Day 2017, realizado em Turim, na Itália. É o propulsor a gás natural mais potente disponível no mercado hoje, e é o primeiro motor puramente de gás natural no mercado especialmente desenvolvido para longos percursos. O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural.

Aproveitando as tecnologias de ponta e a confiabilidade da marca, comprovada por mais de 30.000 motores a gás vendidos em todo o mundo, nos últimos 20 anos, o Cursor 13 NG oferece até 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, oferecendo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da FPT Industrial. O Cursor 13 NG pode ser abastecido apenas com gás natural e é extremamente versátil, pois pode trabalhar em diversas aplicações, uma vez que pode funcionar com GNC (gás natural comprimido), GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO₂ a quase zero.

O novo motor Cursor 13 NG, bem como outros motores a gás natural da FPT Industrial, utilizam combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial, provando ser a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C.

Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (-9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano. Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado (MP) e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.

Sustentabilidade tanto para o meio ambiente como para os clientes: a combustão livre de EGR, bem como os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460hp a diesel. O novo Cursor 13 NG atinge padrões de alta confiabilidade, tanto em estresse mecânico quanto térmico, graças ao coletor de escape de ferro fundido Nichel-Resist, ao turbocompressor com comporta de descarga de água resfriada e à cabeça de cilindro de ferro de grafite compactado (CGI).

A tecnologia lean da FPT Industrial que evita o Diesel e a adoção de Ad-Blue oferecem uma solução mais leve e compacta, permitindo otimizar a carga útil do caminhão e a disponibilidade de espaço. Esse recurso oferece a possibilidade de montar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, ampliando o alcance do trabalho. Assim, o novo motor Cursor 13 NG é a melhor alternativa com baixo impacto climático para operações de percursos longos, uma vez que foi desenvolvido para atender a altas demandas de desempenho e baixos custos operacionais sem comprometer a durabilidade.

Especificações do CURSOR 13 A GÁS NATURAL Euro VI Etapa C:

Arquitetura:                                     6 cilindros em linha
Sistema de injeção:                          Injeção de múltiplos pontos com combustão estequiométrica
Tratamento de ar:                            Turbocompressor com comporta de descarga de água resfriada

Válvulas por cilindro (número):         4
Deslocamento (L):                           12,9
Diâmetro interno por curso (mm):    135x150
Torque máx (Nm @ rpm):                2.000 @ 1.100
Potência máxima Hp (kW) @ rpm):   460 (338) @ 1.900
Dimensões L / W / H (/mm):            1.610 / 1.027 / 1.178
Peso seco (/kg):                              1.240
EGR:                                              Não
ATS:                                               Catalisador de 3 vias

Nenhum comentário:

Postar um comentário