Já foi o tempo em que o Uno era o veículo de entrada da Fiat. Com a versão Fire do Palio e a chegada do subcompacto Mobi, o Uno agora é a terceira opção de entrada na gama da Fiat. Para reforçar o posicionamento, o compacto acaba de ganhar mudanças importantes na linha 2017, com inéditos propulsores 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros, apresentados na fábrica da Fiat, em Betim (MG).
Entre as mudanças, também aparecem a troca da direção hidráulica pela elétrica em toda a linha e a inclusão de controle eletrônico de estabilidade, de série nos modelos 1.3 com câmbio automatizado e opcional nos demais (até mesmo no 1.0).
O que muda?
Na parte mecânica, muita coisa. Significa, principalmente, o início da
aposentadoria dos motores Fire. Ainda que isso leve algum tempo nos demais
modelos, o Uno 2017 só terá
opções com os novos motores.
A base dos dois é a mesma, sempre com bloco de alumínio
e uma válvula por cilindro. Com três cilindros, a capacidade volumétrica é de 1
litro. Adicionando um cilindro, tem-se o 1.3. Pistões e cilindros são do mesmo
tamanho, e a nova família é chamada de FireFly.
Nos dois casos, há apenas duas válvulas por cilindro –
segundo a Fiat algo inédito em motores tricilíndricos. A potência no 1.0 é de
77/72 cavalos e o torque de 10,9/10,4 kgfm. No 1.3, os números vão a 109/101 cv
e 14,2/13,7 kgfm.
Para ajudar na economia de combustível, a Fiat ainda
adotou a direção elétrica em todas as versões – que também ajudam no conforto.
Ainda existe uma função City, que promete 50% mais de leveza em manobras de
estacionamento.
Consumo:
No quesito eficiência, o Uno Attractive, com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual, recebeu duas notas "A" no Programa Brasileira de Etiquetagem, com média de 9,2 km/l (etanol) e 13,1 km/l (gasolina) na cidade e 10,4 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina) na estrada.
No quesito eficiência, o Uno Attractive, com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual, recebeu duas notas "A" no Programa Brasileira de Etiquetagem, com média de 9,2 km/l (etanol) e 13,1 km/l (gasolina) na cidade e 10,4 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina) na estrada.
Com propulsor 1.3, o Uno Sporting também recebeu a mesma
classificação, mas com números levemente reduzidos: 9,2 km/l (etanol) e 12,9
km/l (gasolina) na cidade e 10,1 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina) na estrada
Fonte: FiatPress
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